Notícias

PUBLICADA 09 de maio de 2019
POR Umi San

Levantamento Batimétrico Categoria “A” Ordem Especial realizado em Guamaré

A UMI SAN realizou o Levantamento Batimétrico Categoria “A” Ordem Especial no Canal de Acesso ao Quadro de Boias de Claros da Transpetro, em Guamaré – RN. Foi um grande desafio realizar batimetria de alta precisão em uma área tão grande (12,5 km² e aprox. 910 km lineares de linhas sondada) e à cerca de 20km da costa.

Como é uma região com oscilação considerável de maré e distante da costa foram instalados 3 estações maregráficas em mar aberto medindo dados por 32 dias para medição precisa da maré e para elaboração do estudo de zoneamento. Como não havia nenhuma estrutura fixa ao leito, uma equipe de mergulho instalou sensor de pressão no fundo do mar.
Guamaré é uma região conhecida por seus ventos fortes e constantes que duram praticamente o ano todo, gerando ondas também altas e constantemente.
A logística da região foi outro desafio. A equipe estava a cerca de 3 dias de navegação da área de abastecimento da embarcação.
Era necessário uma plataforma hidrográfica perfeita, a solução foi enviar nossa embarcação hidrográfica Santa Edwiges de Vitória para RN (foram 11 a 14 dias de viagens para chegar ao local), e nossos melhores equipamentos de batimetria. A equipe trabalhou bravamente 24 horas/dia em regime de revezamento, com aquisição e análise de dados em tempo real, parando apenas quando a segurança e qualidade fossem impactadas.

santa edwiges
Tudo foi exaustivamente planejado e graças à dedicação e competência dos envolvidos e à nossa plataforma de trabalho preparada para esse tipo de desafio obtivemos sucesso, e em um menos de um mês finalizamos todo o serviço, sendo consequentemente os dados aproveitados pelo Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil *(CHM-MB) sem que houvesse nenhum pedido de informação por parte desse órgão.

levantamento-batimetrico-guamare
Outras tentativas haviam sido feitas anteriormente à contratação da UMI SAN, sendo todos os levantamentos realizados anteriormente reprovados pelo CHM.
O sucesso desse projeto é motivo de orgulho para nós, sinal de que estamos no caminho certo. Hoje o terminal é capaz de receber navios com maior segurança, nos orgulhamos de contribuir com o desenvolvimento de nossos clientes e consequentemente de nosso país.

 

 

 

 

© UMI SAN. Todos direitos reservados.