Produto desenvolvido e patenteado pela UMI SAN, que combina as vantagens de uma estrutura fixa como a de um farolete, com a flexibilidade de uma boia flutuante e a possibilidade de submersão para otimizar operações. Podem ainda ser dotadas de lanternas de LED (diodo emissor de luz), baterias compactas, painéis solares e módulos de comunicação remota.
Principais vantagens:
- Redução do volume a dragar, eliminando a necessidade de áreas de sobre dragagem em ambas as margens para fora do canal efetivamente utilizado para compensar a deriva normal em uma boia flutuante.
- Redução do impacto ambiental devido à dragagem. Reduzindo-se a área de sobre dragagem, reduz-se também a área de interferência no fundo.
- Redução do risco ambiental ocasionado por encalhe do navio motivado ou potencializado por indefinição dos limites da navegação segura na hidrovia.
- Maior precisão na posição da BAS, pois ela se comporta como um farolete.
- Maior conspicuidade do sinal devido à maior altura da BAS, que pode ser até três vezes superior à altura de uma boia flutuante.
- Maior alcance geográfico da BAS, devido à maior altura acima do nível da água.
- Maior precisão na delimitação das margens do canal, pois haste, flutuador e poita formam um conjunto rígido. Portanto, a parte visível do sinal (lanterna, haste, refletor radar, plataforma de serviço e marca de top) está na mesma posição geográfica da poita (margem do canal).
- Possibilidade de utilização da BAS como alinhamento lateral com portões duplos, eliminando a necessidade de faroletes de alinhamento central e permitindo estabelecer alinhamento em canal retilíneo extenso.
- Menor custo de manutenção, visto que uma pequena área fica na linha d’água, onde ocorre a maior corrosão.
- Utilização da BAS como “torre de transmissão” para instalação de transmissores de dados meteoceanográficos.