Instalação de ADCPs na Baía de São Marcos

A UMI SAN foi a primeira empresa a conseguir instalar ADCPs fundeados no Pier IV (São Luis-MA) e obter dados de qualidade, enquanto outras empresas que tentaram tiveram os equipamentos soterrados e/ou perdidos devido à alta velocidade de corrente e soterramento por ondas de areia.

Foram sete ADCPs implantados (3 no Pier IV e 4 na Ilha do Medo), com medição de dados de onda e corrente durante doze meses, em um local com correntes que atingem 3.5 metros por segundo, além de ondas de areia móveis, com 6 metros de altura, e amplitude de maré com 6.5 metros.
Em função da complexidade da região, dimensionamos uma estrutura com 7,5 metros de altura e poita suficiente para suportar a estrutura e as condições críticas da Baia de São Marcos. Para dimensionar a estrutura, aplicamos nossos conhecimentos em oceanografia, engenharia mecânica e naval, obtendo êxito.

A obtenção destes dados, além de outras informações coletadas ao longo do projeto, subsidiou a construção do novo modelo físico e numérico do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, adicionando o Píer 4 Norte e Sul, com o objetivo de avaliar a entrada dos dois novos navios Valemax e a influência nas estruturas do Pier IV e demais estruturas adjacentes.
Nosso sincero agradecimento à empresa VALE, pela confiança e oportunidade concedida para aplicar os conhecimentos da UMI SAN neste grande projeto.

TEM ALGUM DESAFIO PARA NÓS?

Fale conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa.

CONHEÇA-NOS