Você sabia?
Criada pela Autoridade Marítima, a Normam-17 busca estabelecer normas, procedimentos e instruções sobre auxílios à navegação, para aplicação nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB).
Nela encontram-se instruções a serem seguidas para a manutenção e controle do balizamento. Uma rotina de manutenção deve ser seguida, com prazos estabelecidos para cada atividade, como:
A UMI SAN se preocupa não apenas em seguir as instruções das Autoridades Marítimas, como também, ao segui-las, garantir uma navegação segura e consequentemente, zelar pela segurança das pessoas envolvidas e prezar pelo meio ambiente, evitando possíveis acidentes.
Nos casos de degradação, que é medida pelo “Índice de Eficácia”, implicar riscos para a segurança da navegação, da vida humana no mar ou para a poluição nas vias navegáveis, agentes da Autoridade Marítima poderão propor ao Comando do Distrito Naval da área a recomendação de cautela, o estabelecimento de restrições operacionais ou, até mesmo, a interdição de canais de navegação/de acesso e bacias de evolução de um porto ou terminal.
O índice de eficácia (IE) é uma figura de mérito recomendada pela IALA e adotada pelo Brasil, utilizada como parâmetro para avaliar a rapidez no restabelecimento dos auxílios à navegação nos balizamentos existentes nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB).
Concorrem para a degradação da qualidade de manutenção de um balizamento e, portanto, reduzem seu IE, os seguintes fatores:
A Falta de manutenção também aumenta significantemente os riscos de rompimento de uma boia. Uma vez que se rompe, pode ocorrer, entre outras coisas: